Base de dados:
OHS-PrimRHS
Pesquisar:
REGIAO DO CARIBE []
Referências encontradas:
Mostrando:
1 .. 6   no formato [Detalhado]
página 1 de 1
  1 / 6
OHS-PrimRHS
selecionar
Id:438 - (713)
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Autor:Pan American Health Organization*.
Título:Proposed Regional Medical Library Center for Latin America^ien ..-
Fonte:Washington, D.C; Pan American Health Organization; 1965. 21 p. .
Resumo:Comunicação eficaz e eficiente da nova informação biomédica é essencial para o desenvolvimento e crescimento da pesquisa médica e de programas educacionais. Visto os graves problemas de insuficiência de informações na América Latina, o Comitê Consultivo para a Pesquisa Médica da Organização Panamericana da Saúde realizou uma reunião na Biblioteca Nacional de Medicina em 13 de janeiro de 1965. Estiveram presentes representantes da Organização Panamericana da Saúde, a Biblioteca, o Departamento de Estado e os EUA Book Exchange, juntamente com várias pessoas experientes no campo da educação e da pesquisa biomédica da América Latina. Os membros do grupo discutiram as graves deficiências em serviços de informação da América Latina e recomendaram fortemente que uma forma eficaz de responder às necessidades seria estabelecer uma biblioteca central médica regional na América Latina. Esta biblioteca serviria de núcleo central de recursos de informação sobre a qual toda a comunidade biomédica da América Latina poderia desenhar, além de apresentar algumas das mais recentes tecnologias de comunicação, tais como o programa MEDLARS da Biblioteca Nacional de Medicina, um sistema informatizado de armazenamento e recuperação da informação. Para auxiliar no desenvolvimento dos recursos do centro regional, a Biblioteca Nacional de Medicina disponibilizaria seus mais de meio milhão de créditos nos EUA Book Exchange, uma organização de serviços cooperativos, que reúne e divulga publicações excedentes de suas muitas instituições membros. Para examinar tal possibilidade, foi realizado um estudo de viabilidade, pelo Dr. David A. Kronick e o Dr. Mortimer Taube, cujos relatórios de viagem e recomendações são anexados a esta proposta^ipt.
Descritores:Pesquisa
Apoio a Pesquisa como Assunto
Organização Pan-Americana da Saúde
Serviços de Biblioteca
Formulação de Políticas
América Latina
 Região do Caribe
Meio Eletrônico:http://hist.library.paho.org/English/ACHR/RES4_12.pdf
Localização:BR1273.1; OHS/ORH - F01 - 023

  2 / 6
OHS-PrimRHS
selecionar
Id:407 - (682)
Autor:Macedo, Carlyle Guerra de.
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Título:La universidad y salud para todos en el ano 2000^ies / The University and health for all by the year 2000
Fonte:Bol. Oficina Sanit. Panam;99(3):209-216, sept. 1985. .
Resumo:As universidades deveriam ser constituídas na consciência crítica da sociedade, e nessa qualidade, ser o principal instrumento para a promoção das transformações necessárias, uma vez que o processo social é de natureza predominantemente política. De acordo com o autor, na prática, as universidades falharam em cumprir essa função renovadora. Como conseqüência desse processo global, a universidade tende a se isolar na execução de suas atividades, também quando se propõe a se incorporar a movimentos sociais. Os claustros do passado sobreviveram aos dias atuais, modificados, mas ainda presentes. Nesse contexto deve considerar-se especialmente a proposta de que a formação de recursos humanos deve ser orientada para a atenção às necessidades reais da saúde da população como um todo. De fato, essa proposição é embasada no valor do que se pretende transformar, ou seja, numa utopia de sociedades mais justas, com igualdades. Para que tais modificações ocorressem, seria necessária uma adequação dos recursos humanos às necessidades de saúde que a população busca em uma quimera (esperança irrealizável), que ansiava e que é necessária. Desta forma,saúde para todos é um novo desafio, e mais que um lema de significado escasso, constitui uma doutrina de ação expressa em três conceitos fundamentais: 1) conceito de equidade, a quimera e utopia que se deve perseguir apesar de tudo; 2) o conceito de eficiência/eficácia, porque não é justo que continue desperdiçando os recursos escassos de saúde que são disponibilizados enquanto se mantém uma parte importante da população privada de atenção e os custos sociais de elevam de forma extraordinária; 3) a ideia de que saúde para todos exige a participação não somente do pessoal de saúde mas também da própria população, as comunidades, os governos, as sociedades e nações, e que essa participação deve assumir uma dimensão intersetorial. Sendo assim, o autor prossegue no texto dizendo que a meta que é proposta pode se converter em realidade se for mantida a vontade firmada no compromisso adquirido, ainda que signifique crer, apesar da realidade, no destino do homem e em nossa capacidade de forjá-lo. A universidade, mais que qualquer outra instituição, deve ser o âmbito e o instrumento desse esforço e autocrítica: essa é a condição para que se possa converter em consciência crítica da sociedade no dinamismo de sua transformação^ipt.
Descritores:Estratégias Mundiais
Desenvolvimento de Pessoal
Universidades
Objetivos Organizacionais
Organização Pan-Americana da Saúde
América Latina
 Região do Caribe
Meio Eletrônico:http://hist.library.paho.org/Spanish/BOL/v99n3p209.pdf
Localização:BR1273.1; OHS/ORH - C03 - 022

  3 / 6
OHS-PrimRHS
selecionar
Id:320 - (499)
Autor:Organización Panamericana de la Salud.
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Título:Recomendaciones y metas del Plan Decenal de Salud Para las Américas, 1971-1980, sobre recursos humanos para la salud formuladas por los ministros de Salud de las Américas en su III Reunión Especial (Santiago, Chile, octubre de 1972). Reseñas^ies.
Fonte:Educación Médica y Salud;7(3-4):421-435, 1973. .
Conferência:Apresentado em: Reunion Especial de Ministros de Salud de las Américas, Santiago, oct. 1972.
Resumo:Apresenta panorama da situação atual dos recursos humanos em saúde na América Latina e Caribe e recomendações do Plano Decenal de Saúde Para as Américas (1971-1980)concernentes ao tema, do ponto de vista geral da área e específico dos setores médico, odontológico, de enfermagem, de serviços complementares de diagnóstico e tratamento, de saúde pública, de saúde ambiental, de saúde pública veterinária e de administração de atenção médica e hospitalar. Informa sobre as metas para o decênio 1971-1980 do referido plano, relativas ao desenvolvimento de recursos humanos em saúde^ipt.
Descritores:CONGRESSOS
ORGANIZACAO PAN-AMERICANA DA SAUDE
PLANOS E PROGRAMAS DE SAUDE
RECURSOS HUMANOS EM SAUDE
AMERICA LATINA
 REGIAO DO CARIBE
Localização:OHS/ORH - C-01 - 011

  4 / 6
OHS-PrimRHS
selecionar
Id:319 - (498)
Autor:Organización Panamericana de la Salud.
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Título:Conferencia Panamericana Sobre Planificación de Recursos Humanos en Salud: recomendaciones^ies.
Fonte:Educación Médica y Salud;7(3-4):413-420, 1973. .
Conferência:Apresentado em: Primera Conferencia Panamericana Sobre Planificación de Recursos Humanos en Salud, Ottawa, 10-14 sept. 1973.
Resumo:Reproduz as recomendações da Conferência Pan-americana Sobre Planejamento e Recursos Humanos em Saúde, organizadas pelos seguintes itens: Programas nacionais de planejamento de recursos humanos em saúde; articulação com o planejamento da educação, instituições de formação em saúde e participação da comunidade; sistemas de informação sobre recursos humanos em saúde; metodologia para estimativa qualitativa e quantitativa de pessoal de saúde; pautas de orientação para formulação de programas de recursos humanos; formação de planejadores e pessoal de saúde; pesquisa em planejamento de recursos humanos; e cooperação da OPAS^ipt.
Descritores:CONGRESSOS
ORGANIZACAO PAN-AMERICANA DA SAUDE
DIRETRIZES PARA O PLANEJAMENTO EM SAUDE
SISTEMAS DE INFORMACAO
RECURSOS HUMANOS EM SAUDE
PESQUISA SOBRE RECURSOS HUMANOS DE SAUDE
PESSOAL DE SAUDE/educ
COOPERACAO INTERNACIONAL
AMERICA LATINA
 REGIAO DO CARIBE
Localização:OHS/ORH - C-02 - 021

  5 / 6
OHS-PrimRHS
selecionar
Id:164 - (343)
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Autor:Pessoto, Umberto Catarino
Título:As políticas de saúde para América Latina e Caribe da Organização Pan-Americana da Saúde e do Banco Mundial: uma análise dos documentos e seus discursos^ipt ..-
Fonte:São Paulo; s.n; 2001. 81 p. .
Tese:Apresentada a Programa de Pós-graduação em Integração da América Latina/USP para obtenção do grau de Mestre.
Resumo:Este estudo faz uma análise dos dicursos da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) sobre políticas de saúde para a América Latina e Caribe, no período compreendido entre os anos de 1986 e 1994. A análise é realizada tendo como contraposição os discursos do Banco Mundial no mesmo período. Procura-se demonstrar que os dois discursos se construíram, se realizaram e se atualizaram em relação de heterogeneidade constitutiva. Para a realização desta tarefa apoia-se na corrente denominada de 'escola francesa de análise do discurso' (AD). Após a manutenção de uma longa polêmica discursiva, foi possível chegar à conclusão que a OPAS atualizou seu discurso a partir dos temas apresentados pelo Banco Mundial: financiamento, eficácia e eficiência. Houve um desequilíbrio associativo semântico entre universalidade, integralidade e gratuidade da atenção à saúde defendida pela OPAS. A defesa do princípio da não-exclusividade, pelo Banco, foi decisiva para aquele desequilíbrio. (AU)^ipt.
Descritores:ORGANIZACAO PAN-AMERICANA DA SAUDE
POLITICA DE SAUDE
Saúde Pública
Atenção Primária à Saúde
Agências Internacionais
Cooperação Técnica
AMERICA LATINA
 REGIAO DO CARIBE
Meio Eletrônico:http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/84/84131/tde-30102001-171810/publico/tde.pdf
Localização:OHS/ORH - D-02 - 001

  6 / 6
OHS-PrimRHS
selecionar
Id:26 - (205)
Autor:Oficina Sanitaria Panamericana.
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Título:Recursos humanos en salud: medicos, dentistas y enfermeras en las Americas, 1972^ies.
Fonte:Boletín de la Oficina Sanitaria Panamericana;79(2):159-165, ago. 1975. ^btab.
Resumo:Informe estatístico (distribuição geográfica, especializações, nível de formação etc.) sobre a situação de médicos, dentistas e auxiliares, enfermeiros e auxiliares de países americanos e caribenhos em 1972, bem como sobre os estabelecimentos de educação/capacitação em diversas áreas da saúde na região(AU)^ipt.
Descritores:RECURSOS HUMANOS EM ODONTOLOGIA/estatíst
DISTRIBUICAO DE MEDICOS/estatíst
AUXILIARES DE ODONTOLOGIA/estatíst
AUXILIARES DE ENFERMAGEM/estatíst
RECURSOS HUMANOS DE ENFERMAGEM/estatíst
ESCOLAS DE ODONTOLOGIA/estatíst
ESCOLAS MEDICAS/estatíst
ESCOLAS DE ENFERMAGEM/estatíst
ESCOLAS DE SAUDE PÚBLICA/estatíst
ESCOLAS DE VETERINARIA/estatíst
AMERICAS
 REGIAO DO CARIBE
Meio Eletrônico:http://hist.library.paho.org/spanish/Bol/v79n2p159.pdf
Localização:OHS/ORH - C-02 - 035



página 1 de 1

Esta interface de busca dá acesso a uma base de dados reunindo as referências completas das fontes primárias utilizada no processo de pesquisa. Em vários casos é possível o acesso ao texto completo do documento. Em sua maior parte, além dos campos clássicos de descrição documental, as referências contém também Notas Críticas que agregam informações sobre o potencial informativo da fonte e o contexto histórico da sua produção.

Base de dados  OHS-PrimRHS : Formulário avançado

   
Pesquisar:
no campo:
 
1     
2   
3